terça-feira, 7 de agosto de 2012

Entre Espanha e Portugal

Anteontem, dia 5 de Agosto, o Domingo foi dedicado à família. O meu tio mais novo, Adriano, compreensivelmente o mais animado, ativo e aventureiro organizou uma viagem a Santiago de Compostela para sessenta pessoas. E faltavam membros, por isso, imaginem como é grande a família! Com duas horas de sono, eu e a minha irmã fomos as primeiras a acordar. Às 5h o céu está ainda escuro mas não tardou a clarear. Entretanto, os meus pais levantaram-se e pouco depois estávamos já a sair de casa. Trocámos umas palavras animadas com os tios e primos que moram na mesma rua e o autocarro acabou por aparecer quando o relógio marcava as 6h37min. Recordo.
Cada um arrumou as suas coisas na mala do autocarro e subimos. Poucos eram ainda os lugares preenchidos. Todos ocupados por ordem, mas lá ao fundo havia barulho e movimento. Bem no centro estava já lá a Beatriz, do lado direito a Adriana. Entre elas, obviamente, a caixa dos brinquedos. Do lado esquerdo estavam o Bruno e o Luís Filipe. Eu e a minha irmã senta-mo-nos nos lugares imediatamente antes dos delas. Em pouco tempo os lugares ficaram devidamente preenchidos. Os primos atrás, e os tios na frente. Seguimos em direção ao destino. Ah! E o motorista eu conhecia... Era o motorista que me ia buscar à escola.
O ambiente no autocarro era para lá de divertido, mas chegadas as 9h as vozes começaram progressivamente a cessar. Os primos começaram a adormecer. Ficaram despertas duas resistentes. Quem? Eu e a Beatriz. A Beatriz tem 5 anos, um sorriso delicioso e o cabelo ruivo. É a minha companheira de todas as viagens. Já falei dela aqui e da sua capacidade de resistência ao sono...
Por volta das 10h e qualquer coisa, não sei precisar, fizemos uma paragem em Valença, mesmo na fronteira, para um segundo pequeno-almoço, digamos. "Meia hora" repetia o tio Adriano.
Ao fim desses mesmo trinta minutos não tardamos a subir para o autocarro e pouco depois estávamos já na nossa vizinha Espanha. Acedemos a ela através da ponte que se ergue sobre as águas do rio Minho. A paisagem é lindíssima. O céu claro, cinzento acastanhado, apresentava nuvens. Fiquei com a patética impressão de que lá as nuvens são diferentes. Estão mais junto à terra, mais perto de nós... 
O autocarro parou em Santiago e aqui já tinha perdido a noção do tempo. Fizemos caminho, a pé, até à Catedral. As fotografias que se seguem não são minhas. Para além de as fotografias ficarem sempre aquém daquilo que é fotografado, as minhas não são as melhores. A confusão era muita e eu não me podia perder. Não tinha muito tempo nem a melhor máquina.


Na fotografia abaixo está o altar. Na imagem não é fácil de identificar, mas está lá um santo. É o símbolo do apóstolo Santiago. Um santo. Se aguardarem uns minutos na fila, chegada a vossa vez, podem subir ao altar (pela parte de trás) e ficam atrás do Santo. Colocam as mãos nos ombros da figura e rezam, fazem os vossos pedidos e para terminar dão uma turrinha no Santo. Acho que todos sabem o que é uma turra. O meu tio Adriano quis "turrar"... Uns foram com ele, outros ficaram cá fora.


Acabaram-se as turras, começou a chuva. À saída acelerámos o passo e paramos em lojas para comprar lembranças. Eu comprei para mim e para oferecer.


Deveriam ser umas 14h quando fomos almoçar. A chuva, apesar de miudinha, não nos deu tréguas mas encontrámos um lugar abrigado para estender-mos as toalhas no chão. Cada família expôs o que trouxe e fomos partilhando petiscos ao som de gargalhadas e conversas. Uns aos segredinhos, outros a falar de uma ponta para a outra.
Por volta das 15h30min, e depois de tudo arrumadinho, tomámos a direcção do nosso Portugal. O sol foi brilhando cada vez mais à medida que nos aproximávamos da fronteira. Voltámos a parar em Valença, mas desta vez com mais tempo.


Depois de uma breve visita à cidade, acabamos todos outra vez dentro do já insuportável autocarro. A ideia era terminar-mos o dia em Ponte de Lima. Passear à beira rio e jantar por lá.

Sem fome as meninas acabaram por pedir saladas, os pequenos atacaram os pratos dos pais e os meninos, esses conseguiram pedir bitoques.
Cansados, voltámos para o autocarro e o nosso destino era 'casa'. Falei muito com a minha prima (em segundo grau) Joaninha. Ela tem oito anos e eu só estive com ela duas vezes. Acho-a uma gracinha... Tão fofinha e tão inteligente...
O autocarro foi ficando gradualmente mais vazio. Os primos pequeninos já dormiam e os maiores falavam dos bons velhos tempos passados na escola básica.
Não me recordo das horas a que cheguei, de todo... Pouco depois rendi-me e adormeci.

36 comentários:

s t a r t a w a r disse...

esse passeio deve ter sido inesquecível *.*

Sara Pereira disse...

Olha :0 a minha Beatriz fofa.
Ainda a tenho que conhecer pessoalmente (: . Gosto da última foto, o teu sorriso diz tudo amiga .
É bom ver-te assim, feliz :)
Deve ter sido um passeio em grande com a família.
Beijinho*

Adriana Teles disse...

Está mesmo fixe :'p

beatrizpereira disse...

é verdade, mas doem tanto :x

Emilie Lorena disse...

As fotos estão lindas, fiquei completamente apaixonada pelos sítios que visitaste!

Quanto ao teu comentário, para quem seguiu a saga toda do Harry Potter este é um dos feitiços mais bonitos que existem. Eu usei o feitiço e levo a sério porque por vezes sinto que necessitava de ter realmente um patronus para afastar todos os "dementors" da minha vida. E obrigada por teres considerado original, é um grande elogio :D

beatrizpereira disse...

:xx

andrii disse...

Muito obrigada, doce! Não sei até que ponto é que é bom sentires-te assim... A nenhum, acho. <3

Sara Daniela disse...

o João é o teu namorado? ele está nas fotos deste post?
e ele não te ensina os truques dele para melhorares também? xD

Mary Soares disse...

Santiago é um local magico, onde se sente uma paz enorme. Quanto às fotos: és linda :)
beijinhos*

Joel Alves disse...

que fofa... a Beatriz xO
estás com o cabelo bue grande ou é impressao minha? xD

beijinho

Mary Soares disse...

já princesa, e gostei muito :)

branwyn disse...

Oh obrigada :)
Adorei ler este post! Parece-me que tens uma família muito unida :) Adorei as fotografias.

may rose disse...

tu és tão linda,ohh :3

Ana. disse...

já tive em santiago em visita de estudo com a minha turma a adorei :D dormimos lá e foi ionesquecivel :D
imagino que tenhas adorado, adorei as fotografias

nicolemorais disse...

Muito obrigadaaa! :d
É, tens toda a razão, mesmo :) adorei as fotografias! <3

daniela fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana. disse...

:D

Sara Daniela disse...

o vermelho aparece-me de madrugada, não sei que raio é aquilo, deve ser das ricas horas a que me deito xD e obrigada, a sério :D eu por acaso, aprecio olhos castanhos, nem ligo muito a olhos claros (e os meus nem são assim muito claros..)
Mas não tens oportunidade de estares com a máquina, é isso?

may rose disse...

ora essa pequenina!

AquilesMarchel disse...

seu país parece ser lindo

e seu rosto é idem


otimas fotos, tenho amigos fotografos e aprendei a curtir demais fotografia!!!

Sara Daniela disse...

concordo, esse tons são muito bonitos :) mas também gosto de olhos castanho-chocolate e daqueles olhos tão escuros que nem distingues a íris (: resumidamente, não sou esquisita xD
oh, arranjam uma mala (;

Cath disse...

quero eu acreditar que tenho a capacidade de te entender. és igualmente bonita e eu adoro visitar-te, querida Daniela. não te esqueças disso <3

Sara Daniela disse...

os teus são castanho chocolate, não são, fofinha? (:
oh, se tiveres uma mala em que caiba a máquina, não precisas de gastar dinheiro xb

Sara Daniela disse...

nas fotos eles não parecem ter o esverdeado, pelo menos não se nota xD mas isso acontece às vezes nas fotos.. e concordo que seja cor de mel ahah :)

sara oliveira disse...

obrigada! adorei, as fotos estão lindas! deve ter sido um domingo em grande ((:

carina disse...

como podes ver, deixei de escrever :)

http://llittleballerina.blogspot.pt/

Sara Daniela disse...

os meus olhos ao sol também ficam mais verdinhos, mais clarinhos x)
mas são verde escuro e, se fores ver as minhas fotos ao facebook, vês que eles parecem castanhos, tenho prai uma foto em catorze que se nota que são verdes... xb

Sara Daniela disse...

e sim, os olhos têm destas coisas :)

International Directory Blogspot disse...

Hello!
After visiting your blog, I invite you to join us in the "International Directory Blogspot".
"International Directory Blogspot" is made of thousend of blogs from 151 countries. If you join us and follow our blog, you will have many more visitors.
It's very simple, you just have to follow our blog, enter your Country and your blog url in a comment, and you will be automatically integrate into the Country list.
We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world and to share different passions, fashion, paintings, art works, photos, poems.
So you will be able to find in different countries other people with passions similar to your ones.
I think this community could also interest you.
We ask you to follow the blog "Directory" because it will give you twice as many possibilities of visits to your blog!
Thank you for your understanding.
Please follow our blog, it will be very appreciate.
I wish you a great day, with the hope that you will follow our blog "Directory".
After your approval to join us, you will receive your badge
Regards
Chris
I follow your blog, I hope it will please you
To find out more about us, click on the link below:
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

Olá! Depois de visitar o seu blog, convido-vos a se juntar a nós no "Blogspot Diretório Internacional"
"Diretório Internacional Blogspot" É 151 países e milhares de blogs, você está registrando, e seguindo nosso blog você terá muitos visitantes mais
Para isso é algo muito simples, basta seguir o nosso blog, digite seu País, seu url do blog, e você será automaticamente integrar a lista de países.
Temos a sorte de estar na plataforma Blogspot, que oferece a oportunidade de falar ao mundo para compartilhar conosco as paixões diferentes, moda, pinturas, ilustrações, fotos, poemas e assim ser capaz de encontrar em outros países pessoas com paixões semelhantes.
Eu acho que esta comunidade também poderia interessá-lo.
Tenha um ótimo dia com a esperança de que você siga o nosso blog "Directory".
Após a sua aprovação para se juntar a nós, você vai receber o seu crachá
Atenciosamente
Eu sigo o seu blog, eu espero que você vai gostar
Chris
Para descobrir, clique no link abaixo:
http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

Inês Castro disse...

As fotos estavam lindas!! Foste tu que fotografaste??

Lu disse...

Obrigada.
E Ponte de Lima (não fosse a minha vila) é linda :) As fotos estao lindas, btw :)

sophie disse...

Não recebi nada princesa :s és mesmo linda!<3

Lu disse...

:)
É, Ponte de Lima é sempre um optimo lugar para voltar, até para quem cá vive ;)

sophie disse...

e eu adoro ler essas tuas palavras <3 obrigada obrigada!

carina disse...

é verdade mesmo, a partir do momento em que escrever me estava a fazer recuar na vida, tive de parar. há decisões que por mais difíceis que sejam têm que ser tomadas :)) beijinhos!

Sara Daniela disse...

e eu já aceitei e vi as tuas :) acho-te muito bonita e fofinha :D

Enviar um comentário

«I don’t care if you’re black, white, straight, bisexual, gay, lesbian, short, tall, fat, skinny, rich or poor. If you’re nice to me, I’ll be nice to you.
Simple as that.»